Como acender o forno a lenha de pizza?
Como acender o forno a lenha é uma questão que já passou pela cabeça de todo mundo que possui ou que está pensando em investir em um produto desse tipo. Afinal, se você ama preparar receitas com aquele sabor inconfundível que só o forno a lenha proporciona, saber como acendê-lo da forma correta é essencial para garantir o desempenho, a durabilidade e, claro, a segurança.
Caso esteja nessa situação, não se preocupe, a Telhamar está aqui para te ajudar. Neste post, trazemos um passo a passo prático com dicas valiosas para que você possa aprender como acender o forno a lenha para aproveitar ao máximo todos os sabores e aromas que ele pode oferecer para os seus pratos!
Como são construídos os fornos a lenha de pizza?
Para entender melhor sobre o processo de como acender o forno a lenha, é interessante primeiro saber como eles são confeccionados. Em geral, os fornos a lenha são construídos com materiais refratários capazes de suportar altas temperaturas e manter o calor por longos períodos. Isso mesmo, aqueles tijolinhos que vemos por dentro tanto do forno iglu são fabricados especialmente para resistir ao fogo por mais tempo.

A principal diferença do forno de pizza para os modelos mais tradicionais está no formato e tamanho em que são montados. O forno a lenha tradicional costuma possuir formato mais alongado quadrado ou retangular e é ideal para assados diversos, como carnes, pães e massas. Já o forno a lenha iglu tem o formato abobadado que concentra melhor o calor — perfeito para assar pizzas com rapidez e a textura perfeita. Ambos são projetados para oferecer máxima eficiência térmica.
Como acender um forno a lenha?
Antes de tudo, ressaltamos que o acendimento do forno a lenha deve ser feito com cautela. Comece selecionando uma lenha de boa procedência, assim, é possível certificar-se que o material possui boa qualidade e as certificações corretas. Em um canto do forno, monte uma base com: um pedaço de lenha maior, outros gravetos menores apoiados sobre ele e tiras de papel ou acendedores de churrasqueira centralizados abaixo das madeiras. Depois, basta acender o papel ou o acendedor de churrasqueira e deixar que o fogo se espalhe aos poucos pela lenha.
Não esqueça de deixar um espaço entre os tocos para a circulação de ar. O segredo está em deixar a porta do forno entreaberta no início, facilitando a entrada de oxigênio, e ir fechando aos poucos conforme o calor se espalha. O tempo entre acender o forno a lenha e chegar na temperatura certa pode levar de 30 minutos até 3 horas, dependendo do tamanho do forno e da madeira utilizada. Quando começar a queimar, o fogo vai produzir uma fuligem escura. À medida que a temperatura aumenta, essa fuligem mudará para uma cor mais esbranquiçada, indicando que o forno está se aproximando da temperatura ideal para uso.
Importante!
Contar com especialistas na produção de fornos a lenha é fundamental para garantir eficiência, durabilidade e segurança no uso. Somente profissionais experientes conseguem assegurar a qualidade necessária em aspectos essencial para esses produtos, como: o tipo de material, a distribuição do calor, a ventilação e o isolamento térmico. O resultado é um forno bem executado que atinge e mantém altas temperaturas de forma uniforme, evita desperdícios de lenha e proporciona as melhores experiências culinárias.
Onde encontrar especialistas em fornos a lenha?
Se você está em busca de um forno a lenha feito com excelência, durabilidade e conhecimento técnico, a Telhamar é a escolha certa! Com ampla experiência no mercado, nós unimos a tradição artesanal à inovação, oferecendo soluções pré-moldadas e de alvenaria sob medida para fornos, churrasqueiras e conjuntos completos. Cuidamos com maestria de cada detalhe do seu projeto, desde a indicação do produto ideal para a sua demanda e escolha dos melhores materiais até a instalação profissional e a atenção aos detalhes no acabamento.
Quer contar com o atendimento personalizado de especialistas? Entre em contato com a Telhamar!