Tipos de lareira: confira os principais modelos e encontre o melhor para você
O inverno chegou e com ele o desejo de ter um ambiente acolhedor e quentinho em casa. Embora não seja tradicional em muitas regiões Brasil, a chegada do das temperaturas mais baixas desperta esse interesse por alternativas que unam conforto térmico, estilo e funcionalidade. E não há nada que combine mais com conforto e charme do que uma lareira, não é mesmo? Mas com tantos tipos de lareira disponíveis no mercado hoje em dia, pode ser um desafio escolher a opção ideal para o seu lar. Se você está nessa situação, veio ao lugar certo! Continue acompanhando esta edição do blog da Telhamar e descubra os principais tipos de lareira para tomar a melhor decisão.
Conheça os tipos de lareira de acordo com a fonte de energia
A escolha da sua lareira começa pela fonte de energia que ela vai utilizar. Cada um dos tipos de lareira oferece diferentes benefícios em termos de praticidade, instalação, custo e aquecimento. Vamos conhecer os principais:
Lareira elétrica: ideal para quem busca praticidade e segurança, esse tipo de sistema funciona por meio de resistências internas que aquecem o ambiente. As lareiras elétricas simulam o fogo real, muitas vezes com efeitos visuais e sonoros. Além disso, essa opção dispensa a necessidade de chaminé ou combustível. Elas são fáceis de instalar e alguns modelos podem ser controlados por controle remoto.
Lareira ecológica (a etanol/álcool): uma opção moderna e sustentável. Esse tipo de aquecimento utiliza o etanol (álcool) como combustível, queimando sem produzir fumaça, cheiro ou fuligem. As lareiras ecológicas não exigem dutos de exaustão e são portáteis, o que possibilita usá-las em diversos ambientes. Dessa maneira, essa solução é prefeita para quem deseja praticidade sem abrir mão do visual da chama real.
Lareira a gás: conforto e eficiência em um só produto. As lareiras a gás são conectadas diretamente à rede de gás (natural ou GLP) e exigem uma ventilação adequada. Esse tipo de sistema também oferece controle de temperatura, acendimento com um simples botão, aquecimento rápido e chama real. Com essas características, a lareira a gás entrega ótimo desempenho e design sofisticado
Lareira a lenha: fornece qualidades imbatíveis, apesar de demandar o uso de chaminé para a exaustão da fumaça, espaço adequado para instalação e manutenção mais frequente. Porém, nada se compara com a clássica e tradicional lareira que evoca memórias e sensações. As lareiras a lenha proporcionam o calor mais intenso, o charme inigualável da madeira queimando, o som do crepitar característico e o aroma da queima natural.
Modelos de lareira: veja os formatos e estruturas disponíveis no mercado
Além da fonte de energia, as lareiras também se diferenciam pelos seus modelos, estruturas e formas de instalação. Essa variedade permite adaptar a lareira a vários estilos de decoração, tamanhos de ambientes e necessidades de uso. Veja os modelos mais conhecidos:
Lareira portátil: como o nome sugere, esse modelo pode ser movido de um lugar para outro com facilidade. Geralmente, são lareiras ecológicas ou elétricas, ideais para quem não quer uma instalação fixa e busca versatilidade.
Inserto, lareira insertável ou lareira de embutir: essas opções são projetadas para serem embutidas em nichos na parede ou em lareiras já existentes. Por isso, elas são perfeitas para quem quer modernizar uma lareira antiga ou instalar uma nova com acabamento elegante e discreto. A estrutura da lareira insertável (inserto) é formada por uma “caixa” metálica que otimiza a queima e a distribuição do calor.
Calefatores: também a lenha, esses modelos são aquecedores de ambiente fechados, feitos de ferro fundido ou aço. Os calefatores são muito eficientes, pois aproveitam melhor o calor gerado e sua combustão é controlada. Dessa forma, o equipamento é muito utilizado para aquecimento de grandes áreas.



Lareira suspensa: esse modelo possui um design contemporâneo e diferenciado. A estrutura é fixada no teto, flutuando no ambiente, o que a torna um ponto focal impressionante. A fonte de energia da lareira suspensa pode ser a lenha, a gás ou ecológica.
Lareira externa: perfeita para áreas de lazer, varandas, jardins e espaços gourmets, esse modelo de lareira permite desfrutar do calor e do aconchego ao ar livre. A lareira externa pode ser produzida nos mais diversos tipos de estrutura e fonte de energia, incluindo a lenha e a gás.
Lareira pré-moldada: uma solução prática e eficiente, esse modelo é produzido com peças pré-fabricadas e chega quase pronta para a instalação, acelerando todo o processo de construção. Por esse motivo, a lareira pré-moldada é uma excelente opção para quem busca rapidez e menos obra, sem abrir mão da qualidade e do charme da lareira a lenha.



Lareira de alvenaria: esse modelo se destaca por ser mais resistente e personalizável. Isso porque as lareiras de alvenaria são construídas tijolo a tijolo e revestidas internamente com material apropriado ao calor. Assim, ela pode ser feita sob medida, com total liberdade de design e uma estrutura robusta. Por geralmente utilizar lenha, essa opção também fornece o conforto e as sensações da chama real. Além disso, o seu visual conta com forte apelo estético e possui um estilo tradicional. Tudo isso faz da lareira de alvenaria o modelo perfeito para projetos personalizados em ambientes amplos e com estilo autêntico.





Telhamar: lareiras de alvenaria e lareiras pré-moldadas de alto desempenho
Na hora de escolher sua lareira, conte com quem entende do assunto. A Telhamar é formada por profissionais com vasto conhecimento na construção e instalação de lareiras de alta qualidade, desde as práticas e eficientes lareiras pré-moldadas até os modelos clássicos e robustos de alvenaria. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar a encontrar a lareira perfeita para o seu projeto, sempre com o objetivo de garantir o conforto, a beleza e a funcionalidade que o seu lar merece.
Entre em contato conosco e transforme seu ambiente com o calor e o charme de uma lareira Telhamar!